14 de outubro de 2011 | 17h34
Um homem de 65 anos de idade com os quatro membros amputados recebeu duas novas mãos em um raro transplante duplo, afirmou nesta última sexta-feira, 14, o Hospital Brigham e da Mulher de Boston, nos Estados Unidos.
Uma equipe de mais de 40 médicos, enfermeiros e outros funcionários anexaram as mãos em Richard Mangino durante um procedimento que durou 12 horas na semana passada.
Mangino disse que está se adaptando com as novas mãos gradualmente e que agora não terá que "fazer milagres" a cada dia para fazer coisas simples como tomar café e se vestir.
Falando durante entrevista coletiva, sentado em uma cadeira de rodas e com os braços e as mãos apoiados sobre uma pilha de almofadas, Mangino contou que rezou para ter a habilidade de tocar o rosto de seus netos, pegar em seus cabelos e ensiná-los a jogar uma bola.
Mangino, da cidade de Revere, Massachusetts, perdeu os braços abaixo dos cotovelos e as pernas abaixo dos joelhos depois de contrair septicemia, uma infecção da corrente sanguínea, em 2002.
A cirurgia complicada incluiu transplante de pele, tendões, músculos, ligamentos, ossos e vasos sanguíneos de ambos os antebraços e mãos, disse o hospital.
Os médicos disseram que Mangino moveu os dedos de forma independente apenas alguns dias após a cirurgia e considerou os resultados um "sucesso retumbante".
Sua recuperação levará muitos meses e os médicos esperam que ele recupere o sentido do tato em seis a nove meses. Ele já faz fisioterapia para ajudá-lo a aprender a agarrar e pegar coisas.
O transplante duplo de mão é o segundo realizado pela instituição, que é um hospital-escola da Escola de Medicina de Harvard.
Em maio, uma equipe realizou um transplante de rosto completo e o primeiro transplante duplo de mãos em Charla Nash, uma mulher de Connecticut que foi atacada por um chimpanzé em 2009.
O hospital afirmou que o transplante de mãos em Charla foi bem-sucedido, mas as mãos não reagiram após complicações de pneumonia e foram removidas.
Existem alguns outros programas em todo o país que realizam transplantes de mão.
O primeiro transplante do tipo foi feito na França em 1998, e o primeiro nos Estados Unidos foi concluído um ano depois.
Os médicos disseram que cerca de uma dúzia de transplantes de mão foi feita nos EUA e acreditam que apenas quatro desses foram duplos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.