Tasso Sarraf/Estadão Conteúdo
Tasso Sarraf/Estadão Conteúdo

Homem 'pesca' pedaço de veículo espacial no interior do Pará

Placa tem escritos em inglês e é carimbada pela UK Space Agency

Gabriela Azevedo, Especial para O Estado

29 Abril 2014 | 16h43

Um objeto ainda não identificado foi encontrado na Vila de Macapazinho, no município de Salinópolis, nordeste do Pará. Tudo indica que o material é um lixo espacial. A placa parece ser parte de um artefato maior com escritos em inglês e carimbada pela UK Space Agency (Agência Espacial Britânica). Um pescador encontrou o objeto na última sexta-feira, 25, e, na tarde desta segunda, 28, o Corpo de Bombeiros foi até o local e isolou a área.

O material foi encontrado em um sítio distante mais de 100 km do centro da cidade. O pescador engatou o anzol na estrutura e, quando percebeu a proporção da presa - aproximadamente do tamanho de um carro popular - pediu reforço. Foram necessários sete homens para tirar o material de dentro do rio e arrastá-lo para a margem.

O objeto está identificado como propriedade da "Arianespace", uma empresa francesa que produz, opera e comercializa foguetes espaciais. Também há números que se referem a operação, construção, conjunto e controle do modelo.

De acordo com o Major Edgar Góes do Corpo de Bombeiros Militar de Salinópolis, ninguém deve mexer na peça até que as visitas técnicas sejam realizadas.

"Avisamos a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Aeronáutica. Enquanto eles não vierem, o local permanece isolado porque não sabemos se há risco de radiação", afirma. A Força Aérea Brasileira (FAB) disse que ainda está apurando a informação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.