Hospital espanhol anuncia primeiro transplante total de rosto

Jovem que sofreu um acidente recebeu nariz, pele, mandíbula, maçã do rosto, dentes e outras partes

Associated Press

23 Abril 2010 | 13h19

MADRI - Um hospital da Espanha informou ter realizado o primeiro transplante completo de face do mundo. Um jovem que sofreu um acidente recebeu nariz, pele, mandíbula, maçã do rosto, dentes e outras partes.

 

video Assista à matéria da BBC 

A cirurgia foi feita por uma equipe médica composta por 30 pessoas no fim de março e teve duração de 24 horas, informou o Hospital Vall d''Hebron, em Barcelona. O hospital não forneceu detalhes sobre o paciente nem sobre o acidente sofrido por ele, mas disse que o jovem se recupera bem.

 

  

Imagem: Divulgação / Vall D'Hebron Hospital 

Desde o acidente, sofrido há cinco anos, o paciente tinha de respirar e se alimentar por meio de tubos. Antes da última intervenção cirúrgica, ele havia sido operado nove vezes. "Sua desfiguração era tão grave que ele tinha grandes dificuldades para respirar, falar e engolir", informou ontem o hospital. Uma semana depois da cirurgia, o paciente pediu para se ver no espelho e ficou satisfeito com o resultado, relatou o jornal "El País", citando o diretor da equipe de cirurgiões, J.P. Barret.

O hospital disse que em todo o mundo foram realizadas dez cirurgias de transplante parcial de rosto, mas que esta foi a primeira que envolvia toda a face. O primeiro transplante parcial de rosto foi realizado em uma paciente na França, em 2005.

O paciente da Espanha se submeteu a exames psiquiátricos antes da cirurgia para determinar se seria capaz de se adaptar à ideia de ter um rosto totalmente novo, informou o hospital, que disse também que o jovem permanecerá hospitalizado por dois meses.

Mais conteúdo sobre:
saúde Espanha transplante rosto

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.