Imagem de inseto preso em resina vence concurso de fotografia científica

A competição espanhola Fotciencia 2010 busca aproximar ciência e tecnologia do cidadão comum

BBC Brasil, BBC

29 Dezembro 2010 | 10h33

 

MADRI - A imagem de um inseto capturado por uma gota de resina foi a vencedora do concurso espanhol Fotciencia 2010, criado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) e pela Fundação Espanhola para Ciência e Tecnologia (FECYT) na Espanha.

Segundo o autor Pedro Ramos, a foto registra o início de um processo que dura milhões de anos e que tem uma importância fundamental para o conhecimento de alguns seres já extintos que tiveram seu DNA preservado pelo âmbar.

 

O objetivo do concurso é aproximar a ciência e a tecnologia dos cidadãos comuns através da visão artística e estética presente nas imagens científicas. Esta foi a oitava edição do concurso.

 

Qualquer pessoa maior de idade pode participar em duas categorias: Micro, quando a dimensão do objeto é menor ou igual a 1 mm ou a foto foi tirada com microscópio, ou Geral, para os demais casos.

 

Outras fotos vencedoras ou de destaque no concurso - a partir da esqueda, acima: 'Em frente à parede de gelo', 'Máscara Floral', 'Sakura', 'Noite Estrelada', 'Da desordem à ordem' e Physalia physalis.

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.