Jovem de 23 anos diagnosticado com variante peruana morre no Rio Grande do Sul

Foi o primeiro registro dessa cepa do coronavírus no Estado; caminhoneiro retornava de viagem a São Paulo, Estado onde essa mutação também já foi identificada

PUBLICIDADE

Por Taísa Medeiros
Atualização:

Um paciente diagnosticado com a variante peruana da covid-19, a C37, morreu em Porto Alegre. Jairo Dias Piazer Junior, de 23 anos, estava internado na capital gaúcha desde o dia 21 de maio. Este era o primeiro caso da variante no estado.

PUBLICIDADE

O caminhoneiro era natural de Itaqui, cidade da Fronteira Oeste, e retornava de uma viagem a São Paulo, fazendo o trajeto pela Argentina. Já no caminho de volta para a cidade, começou a sentir os sintomas da doença, tendo seu quadro agravado no dia 21, quando foi internado no Hospital São Patrício, em Itaqui. Em 23 de maio, Jairo foi transferido de avião para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde veio a óbito na manhã de hoje.

A assessoria da Prefeitura de Itaqui informou, em nota, que todos os contatos feitos por Jairo já estão sendo investigados, bem como outras informações a respeito da variante C37. Já o Hospital de Clínicas ressaltou, também em nota, que na data de hoje o paciente já era considerado não contaminante, ou seja, já não transmitia mais o vírus.

Entrada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Foto: Google Street View

Butantan detecta 19 variantes do coronavírus no Estado de SP

Em mapeamento inédito, o Instituto Butantan identificou 19 variantes do coronavírus no Estado de São Paulo. Segundo os dados do estudo, a cepa predominante é a Gama (P.1), identificada originalmente em Manaus. Conforme esse levantamento, a variante peruana também já foi registrada na região da Baixada Santista. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.