Lei antiálcool entra em vigor nesta quarta no Estado de SP

Segundo Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, medida deve reduzir acidentes de trânsito

PUBLICIDADE

Por Fernanda Bassette
Atualização:

SÃO PAULO - A partir de hoje está proibido o consumo de bebida alcoólica por adolescentes em estabelecimentos comerciais do Estado. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionará a lei que responsabilizará o dono do local, caso algum menor seja flagrado consumindo álcool.

PUBLICIDADE

A venda de álcool para menores já é proibida por lei - a diferença é que antes o consumo não era regulamentado e se um adulto comprasse a bebida para um adolescente, ninguém poderia ser multado. Agora, a punição prevê multas de até R$ 87 mil e interdição do local.

Em entrevista ao Estado, Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, afirmou que as blitze educativas começam hoje na cidade.

ESTADO - O que muda a partir de hoje?

Giovanni Guido Cerri - Dentro dos primeiros 30 dias vamos fazer blitze e campanhas educativas sobre a legislação. Depois de um mês começará a fiscalização de fato.

ESTADO - Como será a fiscalização?

Giovanni Guido Cerri - Demos treinamento com palestra do professor Ronaldo Laranjeira para conscientizar o fiscal sobre o consumo de álcool por menores. Também demos subsídios técnicos para explicar como serão as autuações. Os fiscais foram treinados e acreditam naquilo que estão fazendo, senão não daria certo. Alguns irão aos locais à paisana e também teremos um 0800 para a população denunciar.

Publicidade

ESTADO - A responsabilidade é do dono do bar mesmo que o menor esteja acompanhado dos pais?

Giovanni Guido Cerri - Não tem conversa. O menor não pode consumir álcool, nem que tenha autorização dos pais. A responsabilidade tem que ser do dono do estabelecimento, senão a lei fica inócua.

ESTADO - Terá campanha nas escolas? 

Giovanni Guido Cerri - Sim. Num primeiro momento, faremos uma série de palestras e de ações educativas com a equipe de álcool e drogas em 26 escolas da que possuem desempenho ruim. A escola é o caminho para o adolescente conhecer o problema e não enxergar o álcool como uma coisa normal. A campanha será da escola para casa.

ESTADO - O senhor acredita que essa lei terá impacto na redução de acidentes de trânsito?

Giovanni Guido Cerri - Sem dúvida. Cerca de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas são relacionados ao álcool. O motorista pode ser maior de idade, mas ele começou a beber mais jovem. Se reduzirmos o consumo de álcool na adolescência, com certeza vamos reduzir os acidentes no futuro. É um movimento que se inicia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.