Valéria Gonçalvez/AE
Valéria Gonçalvez/AE

Mais de 18 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a gripe suína

Atual fase da campanha de vacinação mira jovens, gestantes, pacientes crônicos e crianças até 2 anos

Agência Brasil

12 Abril 2010 | 10h07

O Ministério da Saúde informou que 18,31 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a gripe suína desde o início da campanha, em 8 de março, até as 18h do último sábado, 10, quando foi realizado o Dia Nacional de Vacinação contra a doença, destinado exclusivamente a jovens de 20 a 29 anos, gestantes, pacientes crônicos com menos de 60 anos e crianças de 6 meses a 2 anos de idade.

 

Veja também:

linkPosto em SP vacina até criança maior de 2 anos

linkMulheres são maioria entre os mortos por gripe

especialESPECIAL: Entenda a gripe suína 

 

O resultado foi considerado satisfatório, com destaque para o bom desempenho obtido em São Paulo, onde somente hoje foram vacinadas 1 milhão de pessoas.

 

Para tomar a vacina, o cidadão deve levar documento de identidade e carteira de vacinação (os que tiverem). Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode buscar informação nos sites da prefeitura e do Ministério da Saúde ou ligar para o Telessaúde: 3523-4025.

 

De 24 de abril a 7 de maio será a vez dos idosos participarem da campanha. A quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos, será de 10 a 21 de maio. Essa faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus Influenza H1N1 em 2009.

 

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A partir da semana que vem, os laboratórios particulares já poderão comercializar a vacina, segundo informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele garantiu que serão tomadas todas as medidas necessárias para que todos os grupos vulneráveis sejam imunizados.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.