29 de junho de 2009 | 10h25
SÃO PAULO - O prefeito de Itaqui, no Rio Grande do Sul, Gil Marques Filho, decretou nesta segunda-feira, 29, situação de emergência no município em razão da gripe suína. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial da cidade, estão suspensas as aulas em todas as instituições de ensino públicas e privadas no município, pelo prazo de dez dias, contados a partir desta segunda-feira.
Veja também:
Mapa: veja como a gripe está se espalhando
Entenda a gripe suína: perguntas e respostas
Infectologista esclarece cuidados que serão tomados
Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo
'Meios de transportes facilitam a propagação'
Folheto oficial do Ministério da Saúde
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após a descoberta de dois casos suspeitos na cidade. A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde intensificou durante a última semana o trabalho de monitoramento e orientação às pessoas que ingressam no município pela aduana da Receita Federal, no cais do porto, provenientes da Argentina e demais países vizinhos.
Na semana passada, outro município gaúcho, São Gabriel, decretou situação de emergência, suspendendo as aulas em todas as escolas e proibindo eventos que reúnam muitas pessoas. Neste domingo, 28, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela gripe suína no Brasil. A vítima é o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, que foi internado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, após retornar da Argentina, onde contraiu o vírus.
Encontrou algum erro? Entre em contato