Menos da metade dos moradores de São Paulo adere ao isolamento social

Ideal seria que 70% dos habitantes do Estado estivessem em quarentena, mas índice é de 47%, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Diante do avanço da pandemia do coronavírus, apenas 47% da população do Estado de São Paulo aderiu ao isolamento social na quinta-feira, 9, como forma de evitar a propagação da doença. O ideal seria que o índice fosse de 70%. 

PUBLICIDADE

As informações são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo paulista. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel de 40 cidades, em parceria com as operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. 

Se a taxa de isolamento continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população, afirmou o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, David Uip.

Praça Coronel Custodio Fernandes Pinheiro, conhecida como Praça do Por do Sol, no bairro de Pinheiros, fechada pela Prefeitura de São Paulo para evitar aglomerações Foto: Daniel Teixeira/ Estadão

Na quarta, 8, a taxa de isolamento havia sido de 49%. A diminuição no isolamento da população foi o padrão para todas as capitais brasileiras entre a última semana de março e os primeiros dias de abril. 

O governador João Doria quer que o isolamento atinja 60% da população neste fim de semana, rumo aos 70% até semana que vem. Caso não haja adesão voluntária, ele não descartou tomar medidas mais restritivas, como aplicação de multas e até prisão para quem desrespeitar o distanciamento

Nesta sexta, 10, o País ultrapassou a marca de mil mortes decorrentes do coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.056 pessoas morreram e 19.638 foram diagnosticadas com coronavírus desde a chegada da pandemia ao Brasil, em 26 de fevereiro. 

O Estado de São Paulo é o que mais concentra casos. São 540 mortes e 8.216 casos de infecção. A taxa de letalidade no Sudeste é maior que a média nacional. Enquanto a letalidade no País é de 5,4%, no Sudeste é de 6,1% .

Publicidade

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.