Metade das crianças já foram vacinadas contra sarampo

O balanço parcial da campanha contra pólio indica que 10,4 milhões foram imunizadas no fim de semana

Marcela Gonsalves, estadão.com.br

21 Junho 2011 | 14h39

SÃO PAULO - Em quatro dias de campanha, mais de 5,7 milhões de crianças já receberam a dose da vacina tríplice viral. O número representa 56,26% do público-alvo. A vacinação contra o sarampo, que começou no último sábado, 18, foi antecipada em oito estados para manter o Brasil para evitar a transmissão do vírus no país, uma vez que há um surto da doença em curso na Europa. Ela foi incluída na campanha contra a poliomielite. O balanço parcial da campanha contra pólio indica que 10,4 milhões foram imunizadas no fim de semana.

 

Veja também:

linkLista dos postos de vacinação em São Paulo

 

A vacinação segue até o dia 22 de julho em Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de sete anos devem ser imunizadas. Nos demais estados e no Distrito Federal, as crianças vão receber a vacina contra o sarampo em 13 de agosto, no mesmo dia em que começa em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. A meta é vacinar 95% da população alvo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

 

Crianças com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de receber a vacina. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.