AP
AP

México anuncia venda de vacinas contra a gripe A em farmácias

Cada dose custará o equivalente a R$ 43 e poderá ser aplicada em clínicas particulares sob prescrição médica

ANSA,

01 Fevereiro 2010 | 08h51

O ministro da Saúde do México, José Angel Córdova, anunciou nesta segunda-feira, 1, que a vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) já está liberada para ser vendida em farmácias do país.

 

Veja também:

linkVírus H1N1 se espalha em algumas áreas, mas segue em queda

linkOMS deve mudar regras para declarar pandemia

linkVacinação contra gripe A será feita a partir de março

 

Cada dose da vacina custará 300 pesos, o equivalente a R$ 43,00. Até hoje, os antivirais contra a doença eram distribuídos pelo governo, de acordo com a necessidade de abastecimentos dos hospitais públicos e privados.

 

O ministro confirmou ainda que a vacina poderá ser aplicada em clínicas particulares, mas "sempre sob prescrição médica". A vacina será distribuída pela estatal Biológicos y Reactivos de México (Birmex).

 

Inicialmente, foram entregues cerca de 215 mil vacinas para a venda em farmácias. Nos próximos dias, ainda de acordo com Córdova, o México deverá receber mais 15 milhões. No total, o país já adquiriu 30 milhões de doses de laboratórios estrangeiros.

 

A epidemia da Gripe A teve início no México, em abril de 2009, e em poucos meses se espalhou pelo mundo, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevasse ao máximo o nível de alerta sobre a doença.

 

No início do ano, a OMS divulgou um novo balanço sobre as vítimas da pandemia. Segundo o documento, quase 13 mil pessoas morreram no ano passado vítimas da doença em todo o mundo.

Mais conteúdo sobre:
vacina gripe A suina Mexico

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.