JF Diorio/AE
JF Diorio/AE

'Minha filha tem alergia a diversas frutas'

Criança de 2 anos e três meses não pode comer banana, abacate, pêssego e uva

Nina Martinez, Estadão.com.br,

28 de janeiro de 2012 | 16h01

A pequena Isabela Giraldo Marino, de 2 anos e três meses, é alérgica a banana, abacate, pêssego e uva, além de uma substância chamada MAN-E5, que é encontrada em certas frutas, na mandioca e também no látex. 

 

A alergia apareceu logo que ela experimentou a primeira papa de banana, com 6 meses. Conforme foi ficando mais velha, as outras reações foram dando as caras. Isabela também tem alergia a amendoim, castanha e nozes. "É instantâneo. Ela come e fica com a boca, o pescoço, a pálpebra e as dobras dos braços vermelhos, como queimaduras", explica a mãe Andreza Emília Giraldo Marino. "Além disso, o rosto também fica meio inchado e ela reclama de coceira".

Segundo conta, tanto o pediatra como o alergista da criança ainda não conseguiram fechar um diagnóstico. "Eles acreditam que não dá para encontrar uma resposta definitiva agora porque o sistema imunológico dela pode mudar com o tempo", diz.

 

Como medida preventiva, Andreza tirou esses alimentos da dieta da filha. O pediatra da criança até incentiva tentativas com outras frutas diferentes daquelas que Isabela pode comer, como maçã e pera, porém a mãe não aceita. "Não tenho mais coragem. Ela sofre muito", diz.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.