Tiago Queiroz/Estadão
Tiago Queiroz/Estadão

Ministério da Saúde anuncia nesta segunda-feira a quarta dose contra covid para maiores de 40 anos

Recomendação atual vale para público com mais de 50 anos. Reforço na vacinação surge no momento de nova alta de casos no País

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

19 de junho de 2022 | 19h03

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde vai oficializar, nesta segunda-feira, 20, a ampliação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Atualmente, a recomendação atende o público com 50 anos ou mais. A nova fase será oficializada com a publicação de uma nota técnica. A pasta marcou uma coletiva às 10 horas para anunciar a ampliação.

A segunda dose de reforço, como é tecnicamente chamada, começou a ser aplicada neste ano no Brasil, já com queda nos índices de casos e mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença. Somente no sábado, 18, o País notificou 19.810 novos casos com crescimento de 15,6% da média móvel em duas semanas.

O Ministério da Saúde ainda avalia a ampliação da quarta dose para todos os adultos, ou seja, aqueles maiores de 18 anos. Essa extensão, porém, ainda não foi efetivada e depende de conclusões técnicas, de acordo com a pasta. "As regras para a ampliação do público alvo para a segunda dose de reforço serão detalhadas nesta segunda-feira. A inclusão de eventuais novos grupos depende de análise técnica e normatização em Nota Técnica", diz o ministério.

Tudo o que sabemos sobre:
Ministério da Saúdevacina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.