Ministério da Saúde vai dar ênfase aos indígenas, diz prefeito de Manaus

Em visita a Manaus, ministro Nelson Teich fala em 'eficiência e velocidade' para combater o novo coronavírus

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que o ministro da Saúde, Nelson Teich, vai dar "ênfase especial" para os indígenas na luta contra o novo coronavírus. Teich visitou o hospital municipal de campanha da capital do Amazonas nesta segunda-feira ao lado do prefeito.

"Percebi do ministro uma enorme sensibilidade, me toca o fato de ele dizer que vai dar ênfase especial a cuidar das tribos, das etnias indígenas. A conversa foi boa, respeitosa, que poderia terminar com um abraço se não fosse a pandemia", afirmou o prefeito.

Ministro da Saúde, Nelson Teich em visita a Manaus Foto: Erasmo Salomão/AFP

PUBLICIDADE

De acordo com Teich, uma área do hospital municipal de campanha de Manaus será reservada aos indígenas. Até semana passada, haviam sido registrados 92 casos de contaminações entre indígenas e 11 mortes, segundo informações do Instituto Socioambiental (ISA). Dos 92 casos, 83 estão no Amazonas.

"Sentamos para criar uma área para a parte indígena, é uma coisa importante. A posição do ministério (da Saúde) é que em uma crise como esta precisamos melhorar sempre. É uma coisa óbvia e nossa meta é essa", disse o ministro, que falou em "eficiência e velocidade" para combater o coronavírus.

Além do hospital de campanha, Teich visitou o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, onde índios da etnia Baré o aguardavam com cartazes. As mensagens diziam que "vidas indígenas importam" e "não deixe o índio morrer".

Amazonas é o quinto Estado brasileiro mais afetado pela covid-19, com 7.313 casos confirmados e 583 mortes. O sistema de saúde entrou em colapso na semana passada, e a partir desta segunda-feira terá o reforço de 267 profissionais, sendo 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos. Além disso, Amazonas recebeu 3 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, entre máscaras, aventais e álcool em gel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.