Ministro Temporão alerta para risco do vírus tipo 4 da dengue no verão

Tipo mais raro foi detectado em Roraima, onde pelo menos três casos foram confirmados pelas autoridades

REUTERS

13 de agosto de 2010 | 16h00

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu nesta sexta-feira a possibilidade do vírus da dengue tipo 4 circular no país no próximo verão.

O tipo mais raro do vírus já foi detectado em Roraima, onde pelo menos três casos foram confirmados pelas autoridades de saúde.

"É preciso estar preparado", disse Temporão a jornalistas em visita à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100 por cento segura. O vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional", acrescentou.

Segundo Temporão, embora Roraima esteja afastado dos grandes centros urbanos do país, diariamente há vôos transportando pessoas do Estado para outras regiões.

"Existem vários vôos diretos de Roraima para São Paulo e outros Estados. O que nós temos que fazer é nos preparar para, no próximo verão, termos uma redução drástica da presença do vetor", afirmou.

O ministro lembrou ainda que os brasileiros estão vulneráreis ao novo tipo da doença visto que não têm imunidade ao vírus, que não circula há muitos anos no país, apesar de estar presente em vizinhos da América do Sul.

Segundo ele, como não é possível impedir a circulação de pessoas nas fronteiras, o trabalho será de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

"A solução, já que não há uma vacina, é trabalhar duro para reduzir a presença do vetor no país", disse ele ao destacar que um alerta já foi enviado às secretarias estaduais e municipais de saúde. "Temos que estar preparados para tudo, para qualquer possibilidade", afirmou.

De acordo com o ministro, os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos das outras formas da doença, como dor de cabeça, no corpo, nas articulações, diarréia, vômito e febre.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Tudo o que sabemos sobre:
DENGUEQUATRO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.