Reprodução/Ministério da Saúde de Mali
Reprodução/Ministério da Saúde de Mali

Mulher dá à luz 9 bebês, dois a mais do que achava esperar durante a gestação

Caso ocorreu no Mali, país da África Ocidental; gravidez do tipo é raríssima

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de maio de 2021 | 22h40
Atualizado 06 de maio de 2021 | 14h32

A gravidez de Halima Cisse, de 25 anos, surpreendeu toda a África Ocidental e atraiu a atenção dos governantes. Em março, os médicos avisaram que Cisse precisava de cuidados especializados. Autoridades do Mali a levaram de avião para o Marrocos, onde ela deu à luz e recebeu os devidos cuidados.

Durante a gestação Cisse achava esperar apenas sete filhos, de acordo com ultrassonografias realizadas em Marrocos e Mali. Todos os bebês nasceram de cesariana. O nascimento múltiplo de nove bebês, chamados de nônuplos, é raríssimo e pode gerar complicações médicas em alguns dos bebês, por não completarem sua formação.

Em um comunicado, a Ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby, garantiu que: “a mãe e os recém-nascidos, cinco meninas e quatro meninos, estão todos bem”.

O recorde mundial de múltiplos que sobreviveram ao parto foi de uma mulher que deu à luz oito bebês em 2009. Na década de 1970 foi registrado o primeiro parto de nove bebês em Sydney, mas nenhuma dos bebês sobreviveu. Em 1999, outra mulher deu à luz 9 filhos, mas eles também não sobreviveram por mais de seis horas. (Com informações do Daily Mail)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.