Nilton Fukuda/ Estadão
Nilton Fukuda/ Estadão

Na véspera de iniciar a reabertura, SP registra 2.556 novos casos de covid-19; mortes vão a 7.615

O novo coronavírus já infectou mais de 109 mil pessoas no Estado em 526 cidades

Giovanna Wolf, O Estado de S.Paulo

31 de maio de 2020 | 17h36

O Estado de São Paulo registrou 2.556 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados neste domingo, 31, pela Secretaria Estadual da Saúde — o total de casos confirmados chegou a 109.698. A quantidade de pessoas mortas aumentou de 7.532 para 7.615 de sábado para este domingo, um aumento de 83 casos. 

Apesar dos números baixos em comparação aos dias anteriores, algo comum em domingos, São Paulo encerrou a semana com 1.452 mortes por coronavírus, superior aos dados da semana anterior, quando foram registrados 1.381 óbitos. Isso mostra que a pandemia no Estado ainda está crescendo. Nesta última semana, os maiores números de novos casos por dia da pandemia no Estado, desde março, foram atingidos, nesta quinta (6.382), sexta (5.691) e neste sábado (5.586). 

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 526 cidades paulistas têm registros da doença. Entre as vítimas fatais estão 4.422 homens e 3.193 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 72,8% das mortes. 

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 71,6% no Estado e 84,7% na Grande São Paulo. 

Mesmo com o aumento de novas infecções pelo novo coronavírus, a partir desta segunda-feira, 1º de junho, parte das cidades do interior do Estado começará processos de reabertura econômica. Especificamente na capital, a prefeitura publicou neste sábado, no Diário Oficial da Cidade, as regras para reabertura de parte das atividades comerciais na cidade no período de quarentena, que foi renovada por mais 15 dias. Na última sexta-feira, a Grande São Paulo recebeu autorização da gestão João Doria (PSDB) para iniciar planos, separada em sub-regiões, com propostas de reabertura comercial.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus.

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.