Nasa adia lançamento do Discovery para 2011

A Nasa desistiu de lançar o ônibus espacial Discovery este ano, e ainda investiga rachaduras descobertas em novembro do tanque de combustível da nave, disseram funcionários na sexta-feira.

IRENE KLOTZ, REUTERS

03 Dezembro 2010 | 19h15

A próxima oportunidade de decolar provavelmente será em fevereiro, segundo Bill Gerstenmaier, diretor de voos espaciais da Nasa.

Até lá, os engenheiros pretendem fazer testes para tentar replicar a rachadura surgida numa tentativa anterior de lançamento. Segundo John Shannon, gerente do programa de ônibus espaciais, "não há uma resposta óbvia para o que ocorreu".

Os testes serão feitos numa fábrica de peças espaciais em Nova Orleans e na plataforma de lançamento no Cabo Canaveral. "Tenho uma forte confiança de que seja um problema solúvel", disse Shannon.

Em seu voo --um dos últimos dos ônibus espaciais antes da aposentadoria da frota-- o Discovery deve levar um módulo de armazenamento, peças de reposição e um robô à Estação Espacial Internacional.

Em fevereiro, está prevista também a decolagem do ônibus Endeavour, transportando um detector de partículas de 2 bilhões de dólares.

Mais conteúdo sobre:
CIENCIA NASA ADIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.