Nasa
Nasa

Nasa confirma primeira de duas caminhadas de reparo da Estação Espacial

As caminhadas são delicadas porque os astronautas vão manipular dutos de amônia com pressão total

estadao.com.br,

06 de agosto de 2010 | 17h12

A equipe de administração da Estação Espacial Internacional (ISS) deu aprovação unânime para a realização, no sábado, da primeira de duas caminhadas espaciais com o objetivo de substituir um sistema de refrigeração defeituoso, informa a Nasa.

 

Os astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson devem iniciar a caminhada às 7h55 da manhã (horário de Brasília). A primeira caminhada espacial terá como foco a remoção da bomba de amônia que parou de funcionar no sábado passado e pôr uma sobressalente no lugar.

 

Uma segunda caminhada está marcada para quarta-feira, para conectar os dutos de amônia na bomba substituta. Administradores da missão planejam uma revisão final do plano para o início da próxima semana.

 

As caminhadas são delicadas porque os astronautas vão manipular dutos de amônia com pressão total, o que significa que estarão rígidos durante a reconexão. O plano da caminhada exigirá diversos intervalos para garantir que haja tempo suficiente para completar a descontaminação se a tripulação entrar em contato com a amônia. 

 

Especialistas em robótica elaboraram um procedimento para que a astronauta Shannon Walker, do interior da ISS, guie o braço robótico Canadarm2 e use-o para transportar Wheelock até a posição correta para trocar a unidade de refrigeração defeituosa pela sobressalente.

Tudo o que sabemos sobre:
estação espacialnasaastronautas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.