Nasa divulga fotos históricas do Endeavour acoplado à ISS

Agência espacial quer que as imagens cheguem aos livros de história; programa de ônibus espaciais será encerrado neste ano

estadão.com.br,

08 Junho 2011 | 11h09

SÃO PAULO - A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou as fotos feitas em 23 de maio pelo astronauta italiano Paolo Nespoli, que encontrava-se a bordo da Soyuz. A nave russa foi posicionada de forma a deixar a Terra ao fundo das imagens que mostram o ônibus espacial Endeavour acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS).

Veja também:

mais imagens Mais fotos no Flickr da Agência Espacial Europeia

O registro tem grande importância para a Nasa e era tratado como histórico pela agência porque neste ano será encerrado o programa de ônibus espaciais, após o retorno do Atlantis, que partirá rumo à ISS em 8 de julho. "Esperamos que esta foto apareça nos livros nos próximos anos", disse Kenneth Todd, diretor da Nasa. "Será ótimo ter o ônibus espacial representado lá conosco e com os parceiros internacionais".

O encontro da cápsula espacia Soyuz com o Endeavour era a oportunidade ideal para o feito. Além das imagens, Paolo também gravou um vídeo, que ainda não foi divulgado. Além do astronauta italiano, a Soyuz também transportou a astronauta americana Cady Coleman e o cosmonauta Dmitry Kondratyev de volta para a Terra.

Mais conteúdo sobre:
Nasa Endeavour ISS Soyuz

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.