Nasa divulga fotos tiradas nos locais de pouso das Apollo 12, 14 e 17

Imagens feitas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) registraram os resquícios das explorações lunares empreendidas pelo homem em épocas diferentes

Estadão.com.br

06 de setembro de 2011 | 18h29

Apollo 17: Imagem mostra quais foram os rastros deixados pelos astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt em solo lunar. É possível distinguir marcas feitas pelo veículo lunar, o LRV, que deu considerável mobilidade aos astronautas da Apollo 17. Assim como nas missões anteriores, foi montado o equipamento de monitoramento lunar, o ALSEP, que envia dados científicos sobre a superfície lunar. Mais a oeste, é possível perceber caminhos feitos por Eugene Cernan para colocar outro equipamento, o experimental SEP, que investiga as propriedades elétricas do solo lunar. Abaixo, ainda vemos o módulo Challenger.

Apollo 14: Fotos dos locais de pouso dessa missão apresentam os rastros deixados pelos astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell. Essa aeronave pousou perto da cratera Fra Mauro, em fevereiro de 1971. Eles também montaram o ALSEP, o Pacote de Experimentos de Superfície Lunar, que é usado desde a primeira vez que o homem pisou na Lua. Na ocasião, foi colocado na parte oeste do pouso e os astronautas coletaram cerca de 42 quilos de amostras lunares. Nessa imagem, o estágio descendente do módulo Antares também está visível.

 

Apollo 12: Os traços feitos em 1969 pelos astronautas Pete Conrad e Alan Bean, o terceiro e o quarto a pisarem na Lua, podem ser facilmente encontrados nessa foto da LRO. Ambos fizeram duas andanças pela região lunar do Oceano Procellarum. Na primeira delas, coletaram amostras e escolheram a localização do ALSEP. Na segunda, Conrad e Bean rodearam uma cratera grande e visitaram a cratera Bench e a Sharp, para então seguirem rumo leste e norte do local de pouso da Surveyor 3. Nesse local, os astronautas coletaram ferramentas deixadas pela aeronave não tripulada, que tinha pousado dois anos antes. Todo o trajeto foi feito a pé - os astronautas carregando equipamento e mais de 32 quilos de amostras lunares.

Tudo o que sabemos sobre:
NasafotospousoApollo121417Ciência

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.