Departmento de Justiça dos EUA/AP
Departmento de Justiça dos EUA/AP

Nasa processa astronauta que tentou vender câmera usada na Lua

Ex-astronauta Edgar Mitchell foi o sexto a pisar na Lua em 1971; câmera seria leiloada em Londres

01 Julho 2011 | 15h46

MIAMI - A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) decidiu processar um ex-astronauta depois de descobrir que ele estaria tentando leiloar uma câmera de fotografias 16mm usada na viagem da Apolo 14 à Lua, em 1971. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 1, por uma fonte ligada ao processo, segundo a Efe.

 

De acordo com o processo, apresentado em um tribunal da Flórida, o ex-astronauta Edgar Mitchell tentou recentemente leiloar o equipamento, que foi usado para registrar imagens do satélite, há quarenta anos. O processo foi aberto na quarta-feira, 29.

 

O leilão, que seria feito pela Bonhams, de Londres, foi cancelado até que o assunto se resolva na Justiça americana. A câmera, segundo a Efe, estaria avaliada entre 60 mil e 80 mil dólares.

 

'Propriedade da Nasa'

 

A Nasa afirma que a câmera é propriedade da agência e que "não consta em nenhum arquivo" que ela teria sido transferida para Mitchell, que mantém um site no qual vende fotos autografadas.

 

"Todos os equipamentos usados durante as operações da Nasa seguem como propriedade da Nasa, a menos que sejam explicitamente entregues ou transferidas a outra pessoa", disse a agência no processo.

 

A Nasa disse que teria pedido a Mitchell que devolvesse o equipamento em "inúmeras ocasiões", sem receber qualquer resposta.

 

Outro lado

 

Contudo, o advogado de Mitchell, Donald Jacobson, argumenta que a Nasa teria presenteado o ex-astronauta com a câmera em comemoração aos 40 anos da missão espacial que o levou para a Lua.

 

Mitchell foi o sexto astronauta a pisar no satélite. Ele pilotou o módulo lunar durante a missão da Apolo 14.

 

Com Efe

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.