Nasa publica mapa de incêndios detectados na Terra na última década

Dados revelam que 70% das queimadas ocorreram na África e somente 2% na América do Norte

Efe

20 de outubro de 2011 | 08h05

WASHINGTON - A Nasa publicou um mapa visual de incêndios ocorridos na Terra desde 2002, que revela que 70% deles ocorreram na África e somente 2% na América do Norte, informa nesta quarta-feira a agência espacial americana.

 

O mapa repassa os incêndios detectados entre julho de 2002 e julho de 2011 pelo espectrorradiômetro de imagens de resolução moderada (Modis) e pelos satélites Terra e Aqua.

 

São mostrados extensos incêndios de pastos no interior da Austrália e depois se transfere à Ásia, onde é possível observar um grande número de queimadas agrícolas na China desde 2004.

 

 

Entre julho e setembro de 2006, a Nasa captou uma enorme quantidade de incêndios na savana da África Central, provocados sobretudo pelas atividades agrícolas, mas também pela queda de raios.

 

"O que vemos aqui é uma muito boa representação dos dados por satélite utilizados pelos cientistas para compreender a distribuição mundial dos incêndios e determinar onde e como são a resposta à mudança climática e ao crescimento da população", explicou o especialista Chris Justice, da Universidade de Maryland. 

Tudo o que sabemos sobre:
nasaincêndios

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.