Nasa remarca lançamento da Endeavour para o fim de abril

Agência remarcou a viagem para não entrar em conflito com lançamento russo

estadão.com.br com EFE,

04 Abril 2011 | 12h17

SÃO PAULO - A Agência Espacial Americana (Nasa) mudou a data de lançamento do ônibus espacial Endeavour para o dia 29 de abril. Programada para seguir em viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 19 deste mês, a Nasa decidiu adiar a missão por conta de uma viagem russa para entrega de suprimentos programada para o dia 27 e que deverá chegar à ISS no dia 29.

No entanto esta não é a data definitiva. Os operários da Nasa realizarão uma revisão do plano de voo na terça-feira dia 19 de abril, para avaliar a preparação do equipamento para o lançamento.

 

Veja também:

blog Acompanhe a missão pelo twitter da Nasa

Última missão

Esta será a última missão desta nave, que será aposentada após a viagem, e o penúltimo lançamento de um ônibus espacial da agência norte-americana. Durante a missão de 14 dias, o Endeavour entregará o Espectrômetro Alfa Magnético (AMS) e peças de reposição incluindo duas antenas de comunicações de banda-S, um tanque de gás de alta pressão, o sistema robótico canadense Dextre e escudos para proteger a nave de micrometeoritos.

O ônibus espacial será comandado pelo astronauta Mark Kelly, cuja mulher, a congressista Gaby Giffords, ainda está se recuperando de um tiro que levou na cabeça, durante uma tentativa de assassinato em janeiro.

A expectativa é de que mais um ônibus espacial, o Atlantis, se despeça do espaço em junho ou pouco depois, fazendo deste um ano de aposentadorias, uma vez que a Discovery realizou sua última missão no mês de março.

O plano da Nasa depois do fim do programa de ônibus espaciais é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, talvez até a metade da atual década. Depois, a Nasa deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço.

(Atualizado às 15h10 para acréscimo de informações)

Mais conteúdo sobre:
Endeavour ônibus espacial espaço ISS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.