Nasa seleciona 30 projetos 'visionários' para o futuro das missões espaciais

As propostas selecionadas receberão US$ 100 mil para que durante um ano os responsáveis desenvolvam o conceito apresentado

Efe

09 Agosto 2011 | 09h07

WASHINGTON - A Nasa anunciou a seleção de 30 projetos "visionários", como uma inovadora roupa espacial, que podem melhorar e transformar as missões espaciais do futuro.

 

As propostas selecionadas receberão US$ 100 mil para que durante um ano os responsáveis desenvolvam o conceito apresentado e ajudarem assim a Nasa a melhorar suas capacidades operacionais e tecnológicas dentro de seu plano de inovação avançada (NIAC, da sigla em inglês).

 

Os projetos incluem uma ampla gama de ideias criativas, como um projeto para mudar o curso de resíduos orbitais e lixo espacial nocivo e uma roupa espacial com pequenas rodas, chamadas volantes de inércia, similares às que utilizam os toca-discos e os motores de alguns brinquedos, que serviriam para estabilizar o movimento dos astronautas quando trabalharem na microgravidade.

 

Além disso, há outra série de trabalhos centrada em novos conceitos de propulsão e de potência, que segundo indicou a Nasa em comunicado serão necessários para as operações espaciais das missões do futuro.

 

"Estes inovadores conceitos têm o potencial de amadurecer e se transformar nas novas capacidades que a Nasa precisa para melhorar nossas atuais missões", indicou o chefe de Tecnologia da sede principal da Nasa em Washington, Bobby Braun.

Mais conteúdo sobre:
Nasa espaço

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.