12 de abril de 2011 | 17h08
Museus de todo o país vinham competindo pelas naves, que serão aposentadas devido a seus elevados custos operacionais e para liberar verbas para uma nova geração de naves espaciais.
"Tomem conta direito dos nossos veículos. Eles serviram bem à nação", disse Charlie Bolden, administrador da Nasa, que anunciou o destino das três naves no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no 30o aniversário do voo inaugural do primeiro ônibus.
A terça-feira marca também o 50o aniversário do lançamento da nave que levava o russo Yuri Gagarin, primeiro ser humano no espaço.
O ônibus Atlantis, que está sendo preparado para a 135a e última missão da história dos voos espaciais, em meados do ano, vai permanecer na Flórida, abrigada no Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy.
O Endeavour, que está na plataforma de lançamento para sua última decolagem, em 29 de abril, foi prometido ao Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
O Discovery, que fez sua última missão no mês passado, deve ir para o Centro Udvar-Hazy, do Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian, no norte de Virgínia.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.