Nasa vai levar ônibus espaciais para museus

Os três ônibus espaciais da Nasa serão exibidos em museus da Flórida, Califórnia e Virgínia depois de serem aposentados, disse a agência espacial norte-americana na terça-feira.

IRENE KLOTZ, REUTERS

12 Abril 2011 | 17h08

Museus de todo o país vinham competindo pelas naves, que serão aposentadas devido a seus elevados custos operacionais e para liberar verbas para uma nova geração de naves espaciais.

"Tomem conta direito dos nossos veículos. Eles serviram bem à nação", disse Charlie Bolden, administrador da Nasa, que anunciou o destino das três naves no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no 30o aniversário do voo inaugural do primeiro ônibus.

A terça-feira marca também o 50o aniversário do lançamento da nave que levava o russo Yuri Gagarin, primeiro ser humano no espaço.

O ônibus Atlantis, que está sendo preparado para a 135a e última missão da história dos voos espaciais, em meados do ano, vai permanecer na Flórida, abrigada no Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy.

O Endeavour, que está na plataforma de lançamento para sua última decolagem, em 29 de abril, foi prometido ao Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.

O Discovery, que fez sua última missão no mês passado, deve ir para o Centro Udvar-Hazy, do Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian, no norte de Virgínia.

Mais conteúdo sobre:
CIENCIA NASA MUSEU*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.