Notas sobre álcool gel e antibióticos devem ser publicadas esta semana

Anvisa baixará duas normas para evitar proliferação da superbactéria KPC pelo País

Agência Brasil

25 Outubro 2010 | 18h49

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira, 25, que as notas técnicas sobre o uso de álcool gel em hospitais e clínicas e sobre a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça, 25, e quarta, 27.

 

Veja também:

linkCeará confirma suspeita de 150 casos da superbactéria

link Álcool em gel será obrigatório em hospitais e clínicas para evitar KPC

 

Na última sexta, a Anvisa aprovou uma norma para estimular a higienização de profissionais de saúde e evitar novos casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos.

 

Pela nova regra, o uso do álcool gel será obrigatório nos estabelecimentos públicos e particulares, que terão 60 dias para o cumprimento, a partir da publicação da resolução no DOU. O produto deverá ser colocado em salas onde há atendimento de pacientes.

 

Já a venda dos antibióticos receberão o mesmo tratamento de medicamentos de tarja preta, ou seja, terão a receita retida. A medida busca evitar a comercialização indiscriminada desses medicamentos. As farmácias e drogarias têm 30 dias para se adequar.

 

A superbactéria KPC é resistente a antibióticos. Ela surgiu em 2000, nos Estados Unidos, e hoje é uma preocupação mundial. No Brasil, esse micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos quanto privados, em vários Estados.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.