Nova vacina contra a gripe sazonal deve conter vírus H1N1

Composição recomendada para o hemisfério norte permitirá que farmacêuticas usem seus estoques

Reuters,

18 Fevereiro 2010 | 17h43

A vacina para a gripe sazonal deste ano, no hemisfério norte, deve incluir proteção contra três cepas do vírus, incluindo o H1N1 que causou a pandemia de gripe suína, recomendou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, 18.

 

Gripe H1N1 ameaça Copa do Mundo na África do Sul, diz ministro

 

A composição, anunciada após uma reunião de quatro dias, significa que a vacina para H1N1 que as farmacêuticas ainda mantém em seus estoques poderá ser usada como parte da vacina sazonal para o outono/inverno de 2010/2011, disse o especialista em gripe da OMS  Keiji Fukuda.

 

Alguns países, incluindo Alemanha, França e EUA, cortaram suas encomendas da vacina específica para o H1N1, depois que o público se mostrou pouco disposto a buscar a imunização.  O fato de que a vacina funciona com apenas uma dose, e não duas, também causou o excesso de estoque.

 

"A inclusão do vírus pandêmico H1N1 na vacina de gripe não significa que a pandemia tenha acabado", disse Fukuda. "Espera-se que o vírus seja uma ameaça importante com a chegada dos períodos de outono e inverno".

Mais conteúdo sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.