ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP

Novavax começa ensaio de combinação entre vacinas contra covid e gripe sazonal

Teste será na Austrália e empresa afirma que, caso tenha sucesso, as doses combinadas poderão melhorar a eficácia para o sistema de saúde, com altos níveis de proteção contra os dois tipos de vírus

Gabriel Bueno da Costa, O Estado de S.Paulo

08 de setembro de 2021 | 17h09

A Novavax informou em comunicado que começou o ensaio clínico de fases 1 e 2 para avaliar a segurança e a capacidade de provocar resposta imune de uma combinação de vacinas da empresa contra a covid-19 e a influenza (gripe) sazonal. A companhia norte-americana diz que os dois imunizantes já mostraram resultados fortes sozinhos, em testes de fase 3.

A empresa nota que, caso tenha sucesso, isso poderá melhorar a eficácia para o sistema de saúde, com altos níveis de proteção contra os dois tipos de vírus.

O teste ocorrerá na Austrália, com resultados previstos para o primeiro semestre de 2022, diz a empresa.

Em teste de fase 3, com quase 30 mil adultos nos EUA e no México, a vacina da empresa contra a covid-19 demonstrou 100% de proteção contra casos moderados e graves da doença, com 90,4% de eficácia geral, diz ela na nota. O estudo ainda apontou que o imunizante oferecia 93% de eficácia contra as variantes de preocupação, como a Alpha.

A NVX-CoV2373 é uma vacina baseada em proteína de nanopartículas recombinantes, administrada em duas doses num período de três semanas entre uma e outra. Segunda a farmacêutica, a sua capacidade de fabricação pode chegar a 100 milhões de doses por mês, até o final do terceiro trimestre de 2021, e a 150 milhõe de doses mensais até o final do quarto trimestre de 2021.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.