O primeiro foguete Soyuz-ST será lançado entre março e abril 2011

Portador russo deverá partir da base espacial europeia Kourou, na Guiana Francesa

Efe

30 Setembro 2010 | 10h31

MOSCOU - O lançamento do primeiro russo portador Soyuz-ST será realizado entre março e abril do próximo ano a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, anunciou nesta quinta-feira, 30,o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Anatoli Perminov.

 

"Já foi decidido o que vai carregar a Soyuz-ST, que deverá ser lançada de Kourou no final de março ou início de abril de 2011", disse Perminov em entrevista à estação de rádio Voz da Rússia.

 

A saída ao espaço da Soyuz-ST a partir da base da América do Sul foi adiada várias vezes nos últimos dois anos.

 

Roscosmos e a Agência Espacial Europeia planejam o lançamento de cerca de cinquenta portadores Soyuz em um período de quinze anos.

 

Além disso, o chefe da Roscosmos disse que o lançamento do segundo cargueiro espacial europeu ATV "Johannes Kepler" foi adiado de dezembro para fevereiro de 2011.

 

"Mais provável é que o lançamento (do ATC-2) ocorra em fevereiro, mas é uma questão que está pendente de resolução por mais de um ano", disse ele.

 

Entre os planos que Roscomo possui para o próximo ano, se encontra também a construção do cosmódromo Vostochny, que será a primeira base espacial russa para fins civis apenas.

 

O futuro cosmódromo, que será localizado no Extremo Oriente russo, sediará a partir de 2015 o lançamento dos primeiros satélites, cargueiros e, eventualmente, módulos para Estação Espacial Internacional(ISS).

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.