O satélite europeu GOCE sofre avaria no sistema de transmissão

Envio de dados que ajudaria elaborar mapa tridimensional da Terra foi intenrompido

Efe

26 de agosto de 2010 | 11h23

MOSCOU - O satélite GOCE está incapaz de enviar os dados mais recentes que obteve, destinados a elaborar um mapa tridimensional das variações do campo magnético da Terra, devido a uma falha em seu sistema de transmissão, anunciou nesta quinta-feira, 26, a Agência Espacial (ESA).

 

"O satélite está em boas condições, mas como o computador não funciona, não de pode transmitir para a Terra as informações recolhidas. Estamos trabalhando nos reparos", disse o chefe do escritório da SEC, em Moscou, Rene Prischel.

 

Ainda que "a situação seja complicada", Prischel acrescentou que "ainda é possível reanimar a nave", segundo a agência Interfax.

 

O satélite europeu que foi lançado em órbita em março de 2009 a partir do cosmódromo de Plesetsk, Rússia, e, em fevereiro passado, sofreu um colapso em um de seus chips do computador principal, obrigando os engenheiros a desviar a atividade da ESA para o seu computador secundário.

 

Prischel salienta que, antes de surgirem estes problemas nos sistemas informáticos, o satélite tinha passado uma quantidade considerável de informações úteis para a missão, que está prevista para durar vinte meses.

 

A ESA acredita que os dados obtidos permitirão uma melhor compreensão do interior da Terra, incluindo a distribuição do magma sob os vulcões e, por conseguinte, os movimentos tectônicos e riscos sísmicos.

Tudo o que sabemos sobre:
GOCEESAsistema de transmissãoavaria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.