Observação dos outros pode produzir lembranças falsas

A falsa memória pode estar ligada a uma simulação mental, inconsciente, do ato assistido

estadão.com.br, estadão.com.br

14 Setembro 2010 | 17h13

Psicólogos descobriram mais um mecanismo capaz de gerar falsas memórias: assistir a uma pessoa realizar uma ação pode fazer você pensar que realizou o ato por conta própria. 

 

No experimento, pessoas que haviam assistido a um vídeo de alguém realizando um ato simples - como sacudir uma garrafa ou embaralhar cartas - frequentemente pensavam ter realizado elas mesmas o ato, passadas duas semanas.

 

"Ficamos espantados", disse, por meio de nota, Gerald Echterhoff, da Universidade Jacobs, de Bremen. Ele é coautor do estudo, com outros pesquisadores da Alemanha e Canadá. A descoberta foi feita no curso de um estudo não relacionado ao tema.

 

Para confirmá-la, foram criados novos experimentos. Em cada um, participantes realizavam várias ações simples. Em seguida, assistiam a vídeos de outra pessoa fazendo ações simples - algumas que os participantes tinham realizado, outras que não. Duas semanas depois, foram questionados sobre o que tinham feito.

 

A chance de terem uma lembrança falsa era maior se tivessem assistido a outra pessoa executando a tarefa. O efeito se manteve mesmo depois de os participantes terem sido advertidos do efeito de falsa memória. Os resultados aparecem na revista especializada  Psychological Science.

 

Echterhoff acredita que a falsa memória está ligada a uma simulação mental, inconsciente, do ato assistido.

Mais conteúdo sobre:
psicologia memória falsa memória

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.