Observatório Kepler confirma primeiro planeta na 'zona habitável'

Descoberta é primeiro passo para encontrar planetas similares à Terra

estadao.com.br com agências de notícias,

05 de dezembro de 2011 | 16h45

O planeta recém-confirmado, Kepler-22b, é o menor já descoberto que orbita no meio da zona habitável de uma estrela similar ao nosso sol. O planeta tem cerca de 2,4 vezes o raio da Terra. Cientistas não sabem ainda se o Kepler-22b tem uma composição predominantemente rochosa, líquida ou gasosa, mas o achado é um passo em direção à descoberta de planetas similares à Terra.

Pesquisas anteriores apontavam a existência de planetas do tamanho da Terra em zonas habitáveis, mas não havia confirmação. Dois outros pequenos planetas que orbitam estrelas menores e mais frias que nosso Sol recentemente foram confirmados nos confins da zona habitável.

"Este é um marco no caminho para descobrir um planeta gêmeo da Terra", diz Douglas Hudgins, da Nasa. "Os resultados do Kepler continuam a demonstrar a importância das missões da Nasa, que têm por meta responder algumas das maiores questões sobre nosso lugar no universo".

O Kepler descobre planetas e candidatos a planeta fazendo avaliações do brilho de mais de 150 mil estrelas para procurar planetas que cruzem em frente a elas. A equipe do observatório espacial usa telescópios em solo e o Spitzer Space Telescope para revisar observações de planetas candidatos que a nave aponta.

Kepler-22b está a 600 anos-luz de distância. Apesar de ser maior do que a Terra, sua órbita de 290 dias ao redor do sol parece a do nosso planeta. E seu sol, mesmo sendo menor e mais frio, pertence à classe do nosso.

A missão observou muitos planetas grandes em pequenas órbitas. O número dos candidatos do tamanho da Terra e maiores aumentou entre 140 e 200% desde fevereiro.

"O aumento no número de candidatos nos diz que estamos acertando no que o Kepler estava procurando detectar: não só aqueles que são do tamanho da Terra, mas que são potencialmente habitáveis", diz Natalie Batalha, da equipe de cientistas.