REUTERS/Denis Balibouse
REUTERS/Denis Balibouse

OMS alerta para escassez de máscaras para profissionais da saúde

Organização Mundial da Saúde pediu para que população respeite o trabalho dos profissionais da saúde: 'eles estão morrendo enquanto salvam vidas'

Paulo Beraldo, O Estado de S.Paulo

06 de abril de 2020 | 13h53

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira, 6, para a possibilidade de escassez de máscaras e equipamentos de proteção necessários para profissionais da saúde. Na entrevista, ele esteve acompanhado da cantora Lady Gaga e do filantropo Hugh Evans, fundador do projeto Global Citizen, que anunciaram uma campanha para que as pessoas fiquem em casa e respeitem as medidas de distanciamento social. 

"Estamos preocupados que o uso em massa de máscaras médicas pela população em geral possa exacerbar a escassez para as pessoas que mais precisam. Em alguns lugares, a escassez está colocando em risco os trabalhadores da saúde", afirmou Tedros. A OMS continua recomendando o uso de máscaras médicas, respiradores e outros equipamentos de proteção individual em centros de saúde, mas, nas comunidades, sugere o uso de máscaras médicas apenas por pessoas doentes e por aqueles que cuidam dos doentes. 

"Eles estão morrendo enquanto salvam vidas. Cada indivíduo precisa reconhecer o papel dos profissionais da saúde e ajudá-los, protegê-los e respeitar o que eles têm feito", afirmou Tedros.

Segundo a instituição, países podem considerar o uso de máscaras apenas em comunidades onde medidas como lavar as mãos e adotar o distanciamento físico sejam mais difíceis de implementar. Tedros destacou ainda que somente as máscaras não podem parar a pandemia e que os países devem testar, isolar e tratar todos os casos e rastrear todas as pessoas que tiveram contato com infectados. 

A OMS lançou nesta segunda a campanha #TogeterAtHome (Juntos em casa) para que em 18 de abril as pessoas estejam em casa e acompanhem um evento com shows de artistas como Lady Gaga, Elton John, Chris Martin, John Legend, Andrea Bocelli, Paul Mccartney e Alanis Morissette. Os shows serão apresentados para arrecadar fundos para o combate o coronavírus no mundo. 

Para Entender

O que é e para que serve a Organização Mundial da Saúde (OMS)

OMS cria os padrões mais importantes da área da saúde; caráter mais importante é técnico-científico

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.