OMS conta 5 mil mortes causadas pela gripe H1N1 no mundo

A OMS disse que foram contabilizadas 4.999 mortes até 18 de outubro; número subestima total real

Associated Press,

23 de outubro de 2009 | 14h36

Quase 5.000 pessoas morreram de gripe suína desde que a doença emergiu neste ano e cresceu até se tornar uma epidemia global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Brasil pleiteia na OMS 'direito soberano' sobre novos vírus

Uma em cada cinco crianças não recebe vacinas, diz OMS

Gripe H1N1 é mais grave entre os jovens, confirma o CDC

 

Como a maioria dos países parou de manter uma contagem dos casos, o número é dado como uma subestimação da taxa correta.

 

A OMS disse que foram contabilizadas 4.999 mortes até 18 de outubro, a maioria nas Américas. O número representa um aumento de 264 em relação à semana anterior.

 

A Islândia teve sua primeira morte causada pela doença nesta semana, e a OMS informou que o Sudão e Trinidad e Tobago também informaram as primeiras mortes.

 

Em Londres, a indústria farmacêutica GlaxoSmithKline disse que é possível que as crianças ganhem proteção contra a gripe com apenas uma dose de vacina.

 

Em nota emitida nesta sexta, a empresa disse que a dose basta para estimular o sistema imunológico infantil para que enfrente o vírus, com base em dados de um estudo realizado na Espanha com 200 crianças de 6 meses a 3 anos.

 

A descoberta da Glaxo vem depois de especialistas terem dito que seria provável que as crianças precisassem de duas doses, já que seus sistemas imunológicos são mais fracos que os dos adultos. Na semana passada, a concorrente Sanofi Aventis disse que as crianças deveriam precisar de duas doses de vacina.

 

A vacina Pandemix da Glaxo contém um adjuvante, um composto químico que amplifica o ingrediente ativo da vacina e aumenta a resposta do organismo. vacinas europeias usam adjuvantes normalmente, mas não há muitos dados sobre a segurança dessas substâncias quando aplicadas a crianças ou gestantes.

 

O adjuvante presente na vacina da Glaxo já foi aplicado a mais de 41.000 pessoas, para prevenir diversos tipos de gripe.

Tudo o que sabemos sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.