AP
AP

OMS garante que a pandemia da gripe suína está sob controle

Boletim da agência sanitária da ONU diz que atividade gripal segue em níveis 'baixos'

Efe

06 Abril 2010 | 09h51

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira, 6, que a pandemia de gripe A está sob controle, e, um ano após terem sido descobertos os primeiros casos na América do Norte, o vírus causou 17.483 vítimas fatais no mundo todo.

 

Veja também:

linkPara chegar aos jovens, governo cria 'dia D' contra gripe 

linkPiauí confirma morte de grávida por gripe suína 

especialESPECIAL: Entenda a gripe suína

 

Segundo a própria OMS, a gripe sazonal mata cerca de meio milhão de pessoas no mundo todo a cada ano.

 

A agência sanitária da ONU destaca em seu último boletim sobre a evolução do vírus da gripe A que ele se encontra ativo, principalmente em certas zonas tropicais da Ásia, América e África, mas de maneira geral a atividade gripal segue em níveis "baixos".

 

Entre os dados apresentados, a OMS destaca que houve uma importante redução de casos na China, mas "nas últimas semanas entre 20 e 30% de amostras analisadas em laboratório deram positivo".

 

Embora o vírus tipo A siga ativo na maior parte do mundo, em alguns países do sudeste asiático, da África oriental e no norte e no leste da Europa foi detectado que predomina o vírus B da gripe sazonal.

 

Sobre a situação no continente americano, a OMS indica que a atividade gripal se mantém baixa, embora Brasil, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Peru e Bolívia tenham confirmado pelo menos durante uma semana de março um aumento na incidência doenças respiratórias relacionadas com a gripe A.

 

O aumento da transmissão do vírus se associou em vários casos a surtos em escolas. Segundo a OMS, a área mais ativa da gripe na América Latina é o norte do Brasil.

 

Mais conteúdo sobre:
gripe suinagripe apandemiaOMS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.