OMS pode suspender hoje alerta de pandemia de gripe A

Após reunião com especialistas, organização anunciará parecer sobre situação do vívus H1N1

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciará nesta terça-feira, 10, se suspende o alerta de pandemia pela gripe A, declarado há 14 meses e mantido até agora por que a organização considera que o perigo não tinha passado totalmente.

 

PUBLICIDADE

O Comitê de Emergência do organismo se reuniu por teleconferência à 1h desta terça-feira (horário de Brasília), e durante várias horas seus especialistas, desde diferentes pontos do mundo, debateram a situação atual do vírus H1N1, segundo confirmou à agência Efe o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.

 

Os especialistas devem aconselhar à diretora geral do organismo, Margaret Chan, se deve ou não suspender o alerta de pandemia que tinha sido declarado em 11 de junho do ano passado após a aparição, meses antes, de um novo vírus gripal que se estendeu rapidamente pelo mundo.

 

"Margaret Chan fará um anúncio mais tarde em entrevista coletiva virtual", disse Hartl. A entrevista foi marcada para as 10h (de Brasília).

 

O Comitê de Emergência tinha previsto se reunir no último dia 20 de julho para abordar o assunto, mas a teleconferência acabou cancelada, e por isso foi mantido o maior nível de alerta sobre a gripe A.

 

Na ocasião, Hartl anunciou que "o Comitê não se reunirá esta semana porque ainda se está avaliando como se comporta o vírus durante o inverno do Hemisfério Sul".

 

A última reunião do Comitê aconteceu em junho, quando o grupo decidiu manter o alerta e revisar a situação durante o verão no hemisfério norte.

Publicidade

 

Segundo as últimas estatísticas da OMS, o vírus causou a morte de mais de 18 mil

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.