OMS recomenda uso de oxímetro em casa para pacientes de covid-19

Orientação também é direcionada para aqueles com sintomas persistentes após recuperação

PUBLICIDADE

Por Reuters
Atualização:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nova nova diretriz clínica para o tratamento de pacientes de covid-19 nesta terça-feira, 26, em que aconselha o uso do oxímetro de pulso para quem está em casa. Esse aparelho serve para medir a oxigenação. 

Segundo a porta-voz da entidade, Margaret Harris, "os pacientes de covid-19 em casa deveriam usar oxímetro de pulso, que é a medição dos níveis de oxigênio, para que se possa identificar se algo em casa está se deteriorando e se seria melhor ter cuidados hospitalares", disse em uma entrevista na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra. A OMS aconselhou ainda aos clínicos gerais a colocarem os pacientes de bruços, o que se demonstrou melhorar o fluxo de oxigênio, disse ela. 

Pacientes de covid-19deveriam usar oxímetro de pulsoem casa Foto: Fernanda Sunega/PM Campinas/Divulgação

O índice normal de saturação de oxigênio no sangue é acima de 90% a 92%, mas cai em pacientes graves da covid-19. Em maio, a busca por esse tipo de aparelho aumentou no Brasil, diante da preocupação das pessoas sobre identificar precocemente os efeitos da doença no corpo. À época, especialistas ouvidos pelo Estadão disseram que o uso do aparelho sem acompanhamento especializado poderia provocar pânico desnecessário e afirmaram que o a adoção desse protocolo em casa faria mais sentido para pacientes com doenças preexistentes, mas não para todas as pessoas. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.