Ônibus espacial Endeavour faz último pouso na Flórida

O ônibus espacial Endeavour pousou em sua base na Flórida na madrugada desta quarta-feira, finalizando uma missão de 16 dias que levou um novo experimento científico à Estação Espacial Internacional, no penúltimo voo da história de um ônibus espaciais da Nasa.

IRENE KLOTZ, REUTERS

01 Junho 2011 | 10h32

Percorrendo o céu noturno, a aeronave e seus seis tripulantes circundaram o Centro Espacial Kennedy para reduzir a velocidade e desencadearam um par de explosões sônicas em agradecimento às boas-vindas recebidas.

O comandante Scott Kelly, veterano de quatro viagens ao espaço, pousou o ônibus espacial de 100 toneladas suavemente às 2h35 (3h35 no horário de Brasília), completando a 25a e última missão do Endeavour.

"Seu pouso encerra um legado vibrante para este veículo magnífico que será lembrado por muito tempo. Bem-vinda ao lar, Endeavour", disse o astronauta Barry Wilmore a Kelly pelo rádio no Controle de Missões da Nasa em Houston.

"É uma nave realmente incrível", Kelly respondeu. "É triste vê-la pousar pela última vez, mas ela de fato tem um grande legado."

O Endeavour somou 198 milhões de quilômetros em 25 voos espaciais. Agora será preparada para se exposta no Califórnia Science Center, em Los Angeles.

A atenção da Nasa se volta agora para a nave-irmã Atlantis, que foi conduzida à plataforma de lançamento enquanto a Endeavour rumava para a Terra.

A Atlantis está programada para decolar no dia 8 de julho para a última missão dos ônibus espaciais da Nasa, em uma viagem de reabastecimento da estação espacial.

Mais conteúdo sobre:
CIENCIA ENDEAVOUR POUSO FINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.