PUBLICIDADE

Opportunity termina viagem de três anos por Marte

Veículo robótico chegou à cratera Endeavour após viajar 120,7 metros pelo planeta vermelho

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

A Agência Espacial Norte-Americana divulgou nesta quarta-feira, 10, que o veículo robótico Opportunity chegou à cratera Endeavour, em Marte, após uma viagem de 120,7 metros que durou três anos.

 

PUBLICIDADE

A equipe do Opportunity decidiu levar o robô inicialmente para a cratera Endeavour em 2008, depois de ter passado quatro anos estudando outros locais. O robô já viajou aproximadamente 14 quilômetros desde que se estabeleceu que exploraria a cratera. Ele ainda levará vários meses para chegar lá.

 

Os cientistas planejam que a exploração da Endeavour comece pela região de borda chamada Cape York. Essa parte da cratera é baixa demais para ser visível do veículo espacial, mas aparentemente da visão orbital está cercada de minerais carregados de água. A rota planejada então se dirige para o sul na direção de um fragmento chamado Cape Tribulation, onde o CRISM detectou uma classe de minerais de argila ainda não investigado pela missão terrestre.

 

A sonda descobriu que esses minerais estão bastante espalhados por todo o planeta. A presença de argila na Endeavour sugerem um ambiente anterior úmido e moderado, diferente das provas anteriores de um ambiente úmido e ácido encontradas pela Opportunity.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.