Mark Purnell, University of Leicester
Mark Purnell, University of Leicester

Ovos de Páscoa são mais parecidos com os dos dinossauros, mostra estudo

Ovos encontrados no comércio atualmente têm formato de espécie que viveu nos Pirineus

estadao.com.br,

06 de abril de 2012 | 16h19

 Um grupo de pesquisadores constatou que os ovos de Páscoa que encontramos hoje no comércio são mais parecidos com os dos dinossauros do que com os das aves modernas.

Os autores da descoberta são cientistas que investigam se fósseis de ovos com 70 milhões de anos, descobertos nos Pirineus, foram deixados por pássaros ou por seus ancestrais dinossauros, que publicaram o achado no periódico científico "Palaeontology".

Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, ampliaram o estudo comparando o formato dos ovos de Páscoa atuais com o dos pássaros e dos dinossauros.

Os autores da pesquisa nos Pirineus, Nieves Lopez-Martinez da Universidad Complutense de Madrid e Enric Vicens, da Universitat Autonoma of Barcelona, compararam o formato dos fósseis de ovos de vários dinossauros e ovos de pássaros modernos. "Descobrimos que diferentes espécies tinham diferentes formatos de ovos, e que os ovos de dinossauro não têm a mesma forma do que os ovos de pássaros", diz Enric Vicens.

Na análise científica, uma fórmula matemática foi utilizada para determinar e descrever todos os possíveis formatos de ovos, e atuais foram inseridos no cálculo. Em termos simples, diz Vicens, "ovos de dinossauro tendem a ser mais alongados e menos redondos do que os ovos de pássaros", diz. "Ovos de dinossauro também tendem a ser mais simétricos."

"Muitos dos menores ovos encontrados no mercado hoje são similares aos de galinha, outros são mais parecidos com os do condor. Mas o mais surpreendente, talvez, é que alguns ovos são mais próximos do formato dos ovos de dinossauros, sendo que um deles tem a mesma forma de um ovo de 70 milhões de anos, da espécie Sankofa pyrenaica, descrito pela equipe espanhola", diz o professor Mark Purnell, da Universidade de Leicester.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.