Paciente que fez transplante parcial da face faz aparição na Espanha

Britânico, que sofre de uma doença genética, recebeu o transplante da parte inferior do rosto

Reuters e AP

04 Maio 2010 | 10h13

Rafael recebeu o transplante da parte inferior da face em uma complexa cirurgia na Espanha

 

SEVILHA - Um paciente britânico que foi submetido a um transplante parcial da face fez nesta terça-feira, 4, a primeira aparição em público após o complexo procedimento cirúrgico que durou 30 horas em janeiro, no hospital Virgen del Rocio, em Sevilha, na Espanha.

 

Veja também:

linkHospital espanhol anuncia primeiro transplante total de rosto 

linkMulheres agredidas terão prioridade para cirurgia plástica no RS  

 

Chamado de "Rafael", o paciente sofre de uma doença genética que provoca tumores na face e recebeu o transplante da parte inferior do rosto e pode receber alta do hospital nos próximos dias. Foi a segunda operação de transplante parcial da face realizado na Espanha.

 

"Eu quero agradecer a família do doador e também a equipe médica", disse "Rafael", ainda com alguma dificuldade na fala, durante a entrevista coletiva realizada no hospital.

 

Transplante total da face

 

O hospital Vall d''Hebron, também na Espanha, anunciou em abril ter realizado o primeiro transplante completo de face do mundo. Um jovem que sofreu um acidente recebeu nariz, pele, mandíbula, maçã do rosto, dentes e outras partes.

 

A cirurgia foi feita por uma equipe médica composta por 30 pessoas no fim de março e teve duração de 24 horas, informou o Hospital Vall d''Hebron, em Barcelona. O hospital não forneceu detalhes sobre o paciente nem sobre o acidente sofrido por ele, mas disse que o jovem se recupera bem.

Mais conteúdo sobre:
transplante parcialfaceEspanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.