Pandemia de gripe suína aproxima-se do grau máximo, diz OMS

Disseminação de casos em Austrália, Reino Unido, Chile, Japão e Espanha está levando o alerta a Fase 6

PUBLICIDADE

Por Reuters
Atualização:

A disseminação do vírus H1N1 na Austrália, Reino Unido, Chile, Japão e Espanha trouxe o mundo para mais perto do nível máximo de alerta de pandemia, disse um representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira, 2.

 

Veja também:

 

"Estamos na Fase 5, mas chegando perto da Fase 6", afirmou Keiji Fukuda, diretor-geral em exercício da organização, em teleconferência com jornalistas.

 

"Há diversos países que parecem estar em transição, passando casos relacionados a viagens ao exterior para tipos de disseminação de comunidade", disse ele.

PUBLICIDADE

 

"Alguns desses países são países que vocês vêm acompanhando há um bom tempo, mas incluem nações como Reino Unido e Espanha na Europa, Japão na Ásia, Chile na América do Sul e também a Austrália".

De acordo com os números mais recentes da OMS, a nova gripe, conhecida também como gripe suína, já foi detectada em 64 países, e continua mais prevalente na América do Norte. Laboratórios da OMS confirmaram 19 mil infecções, sendo que 117 causaram morte.

 

 

Fukuda disse que esses números podem não mostrar o alcance total da doença, que tem afetado jovens de um modo que não é normal para a gripe comum, e que tem causado, na maioria das vezes, apenas sintomas moderados pelo mundo.

Publicidade

 

"Não sabemos o número total de pessoas que foram infectadas em todo o espectro", disse ele.

"Temos alguma hesitação em chamar essa infecção de moderada. O impacto futuro dessa infecção ainda precisa se revelar".

 

A OMS está trabalhando numa atualização de sua escala de pandemia de seis pontos, de forma que o ponto mais elevado reflita a gravidade da doença, e não só sua disseminação geográfica.

 

Fukuda disse que uma das ideias é acrescentar uma escala de gravidade de três pontos dentro do nível mais elevado, de forma que a fase geral do alerta possa chegar a 6 mesmo com uma doença leve, e ser ajustada de acordo com os efeitos da moléstia.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.