Paulistas devem se vacinar contra o sarampo antes de viajar para PE e CE

Recomendação é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para quem ainda não é imunizado

PUBLICIDADE

Foto do author Fabiana Cambricoli
Por Fabiana Cambricoli
Atualização:

Os paulistas que forem viajar para os Estados de Pernambuco e do Ceará e que ainda não são imunizados contra o sarampo deverão se vacinar antes da viagem, recomendou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira, 10. A pasta afirma que a vacinação é necessária porque os dois Estados vêm registrando casos da doença neste ano.

PUBLICIDADE

Disponível na rede pública, a vacina tríplice viral protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Quem foi imunizado quando criança já está protegido. Os que ainda não tomaram precisam ser vacinados pelo menos dez dias antes da viagem.

O Estado de São Paulo registrou cinco casos da doença em 2013, mas todos foram trazidos de fora do Estado. Segundo a secretaria, desde 2000, o Estado não registra circulação endêmica do vírus.

A doença é transmitida por meio do contato com a pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e inflamações avermelhadas na pele.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.