Freepik
Freepik

Pergunte ao especialista: como minimizar a sensibilidade nos dentes?

'Para solucionar de fato o problema é preciso saber a razão exata', explica a dentista Alethea Lourenço

Redação, O Estado de S.Paulo

15 de janeiro de 2022 | 05h00

"Como eu posso minimizar a minha sensibilidade nos dentes?"

Diego Oliveira, São Paulo

Responde Alethea Patrícia de Lourenço, dentista

O dente é composto de três camadas: o esmalte, a dentina e o núcleo, a polpa. Quanto mais próximo da polpa você chegar, mais sensibilidade você vai ter porque é ali que ficam as veias e artérias. Normalmente, a sensibilidade se dá pelo desgaste do esmalte ou pela exposição dos canalículos dentinários, que fazem parte da dentina. 

Porém, a sensibilidade pode ser causada por diversos fatores, que vão desde uma escovação muito forte até um tratamento de clareamento. Para solucionar de fato o problema é preciso saber a razão exata. Por isso, todo paciente deve, antes de tudo, procurar o dentista assim que esse “choque” for percebido.

Hoje em dia, o aumento da ansiedade e do estresse também pode causar um desgaste na dentição. A pessoa pode desenvolver bruxismo, por exemplo, e apertar mais os dentes, o que afeta o esmalte. 

Enquanto os dentes estiverem sensíveis, recomendo pastas de dente para esses casos. Também é importante evitar alimentos muito gelados, muito quentes e ácidos.

Pela dor ser momentânea, as pessoas aprendem a evitá-la. Então elas passam, por exemplo, a chupar o sorvete, e não mordê-lo. Mas isso não deve ser levado a longo prazo, pois pode esconder outros problemas – como fratura, cárie, má posição de dente, trauma de oclusão. Às vezes envolve até mesmo um nutrólogo para mudar a alimentação do paciente, que pode estar muito ácida. 

Também tem uma dúvida? Escreva para ana.lourenco@estadao.com ou para o Instagram @bemestarestadao

Tudo o que sabemos sobre:
odontologia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.