TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO 20/10/2021
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO 20/10/2021

Pfizer anuncia que vacina apresenta segurança e eficácia em pessoas de 12 a 15 anos

Imunizante é o único autorizado no Brasil para esta faixa etária

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de novembro de 2021 | 16h57

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 22, que sua vacina contra a covid-19 ofereceu forte proteção de longo prazo contra o vírus em um estudo de estágio avançado conduzido com adolescentes de 12 a 15 anos. A vacina da Pfizer é a única autorizada para essa faixa etária no Brasil.

Mais de 2.200 menores de 12 a 15 anos foram avaliados por pelo menos quatro meses após a segunda dose: entre os adolescentes que receberam o placebo, houve 30 casos de covid-19 e nenhum no grupo vacinado. Ou seja, foi 100% eficaz contra os casos sintomáticos da doença.

Os dados foram coletados entre novembro de 2020 e setembro de 2021, disse a Pfizer em seu comunicado. Além disso, "nenhuma preocupação séria de segurança foi observada entre os indivíduos com pelo menos seis meses de acompanhamento", acrescentou a gigante farmacêutica. 

As vacinas de RNA mensageiro Pfizer e Moderna têm sido associadas a um risco aumentado de miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, principalmente em homens jovens. Mas esses casos permanecem raros e os benefícios da vacinação superam esse risco, dizem os especialistas. 

"Esses dados adicionais fornecem confiança adicional na eficácia e no perfil de segurança de nossa vacina em adolescentes", disse Albert Bourla, chefe da Pfizer, citado no comunicado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.