Possível problema no motor adia lançamento de foguete nos EUA

O lançamento do foguete particular Falcon 9 no Cabo Canaveral foi adiado neste sábado após um computador ter detectado um possível problema com um dos motores do foguete, afirmou uma autoridade da Space Exploration Technologies.

IRENE KLOTZ, REUTERS

19 de maio de 2012 | 11h49

As preparações para o teste da empresa de levar cargas à Estação Espacial Internacional vinham dentro do programado até às 5h55 (horário de Brasília), quando um computador de bordo abortou o lançamento.

"A decolagem... tivemos um corte. A decolagem não ocorreu", afirmou o porta-voz da Nasa George Diller, pego de surpresa pela mudança repentina dos acontecimentos.

Um computador que monitorava os nove motores do foguete detectou uma crescente pressão nas câmaras de um dos propulsores e interrompeu o lançamento meio segundo antes da decolagem, afirmou a repórteres a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell.

"Assim como o piloto no fim de uma pista aumenta a potência e olha os instrumentos. Estávamos acionando os motores, estávamos olhando os parâmetros e decidimos não voar", afirmou Gwynne, acrescentando que não deve ser apenas um problema de sensor.

A próxima oportunidade de lançamento será na tarde da terça-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
FOGUETEPROBLEMA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.