Valéria Gonçalvez/AE
Valéria Gonçalvez/AE

Postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra a gripe suína

Gestantes, crianças até 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e doentes crônicos podem receber imunização

Solange Spigliatti, do estadão.com.br

23 Abril 2010 | 07h51

Os postos de vacinação de todo o país deverão abrir neste sábado, 24, para aplicar as vacinas contra a gripe suína e, em alguns Estados, também contra a gripe comum. A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde a todos os estados e municípios, mas a população precisa consultar as secretarias de Saúde locais para saber se os postos vão funcionar.

 

Veja também:

linkSP abre 1,5 mil postos de vacinação neste sábado

linkAtraso de vacina adia imunização de idosos contra gripe comum

especialESPECIAL: Entenda a gripe suína  

 

Poderão ser vacinados aqueles que ainda não compareceram nas etapas anteriores, incluindo gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos, além de idosos com doenças crônicas, que iniciam agora sua etapa.

 

Gripe comum

 

Para a vacinação contra gripe comum, também começa a mobilização nos Estados das regiões Norte e Sul para pessoas com mais de 60 anos.

 

Os idosos com doenças crônicas das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, poderão se vacinar neste sábado contra a gripe H1N1 e tomar a sua dose contra a gripe comum a partir do dia 8, ou, se preferir, receber de uma vez só as duas vacinas a partir do dia 8.

 

Por conta do atraso do Instituto Butantã na entrega de parte das vacinas, o calendário de vacinação para a gripe comum foi adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Nas demais regiões, será mantido o período previamente estabelecido de 24 de abril a 7 de maio. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.

 

Até as 14h desta quinta-feira, 22, o Ministério da Saúde já contabilizou mais de 32 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. As gestantes somam 1.704.763 milhões de vacinados (56,6% da meta); os doentes crônicos alcançaram 8.153.749 milhões doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 17.203.748 pessoas imunizadas (48,92% da meta).

 

A vacinação entre as crianças (3.940.500 milhões de doses aplicadas, correspondendo a 90,0% de população alvo) e os profissionais de saúde (2.556.5717 milhões, 100% da população alvo) já ultrapassou a meta prevista.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.