Prepare uma ceia que não comprometa a saúde e nem a festividade

Da entrada à sobremesa, aprenda a fazer substituições saudáveis

Estadão.com.br,

22 de dezembro de 2011 | 16h57

PETISCOS

Na hora do aperitivo, invista em canapés light

Opções:

link Cenoura e pepino cortados em tirinhas

link Espetinhos com tomate cereja, mussarela de búfala e folhinha de manjericão

link Tábua de frios com queijo minas light, ricota temperada, peito de peru light e presunto magro

link Pãezinhos integrais ou torradinhas de pão sírio integral light

 

    

 

 

 

   

ARROZ

O arroz usado para acompanhamento das carnes pode ser mais saudável

Opções:

link  Arroz com brócolis ou outros legumes

link  Arroz integral com pedaços de nozes

Opção alternativa:

link  Troque o arroz por cuscuz marroquino simples

 

MASSAS E CARNES

As massas e carnes devem trazer molhos mais leves

Opções:

link  Molhos à base de mostarda dijon, iogurte ou ervas naturais

Cuidado:

link  Molhos à base de mel devem ser usados com moderação

   

   

MAIONESE E MANTEIGA Troque a maionese tradicional pela versão light e a manteiga pelo azeite de oliva

VINAGRETE

Além do básico tomate e cebola, é bom acrescentar grãos, como soja, quinua, ervilha ou lentilha

 

SOBREMESAS

Deixe de lado os pratos prontos e utilize frutas e iogurtes na hora de preparar os doces das festas. Uma boa pedida é usar gelatina ou sorvetes de frutas, que são menos calóricos

Opções:

link  Salada de frutas em cestinha feita com biju

link  Mousse preparado com frutas, como maracujá e limão, e creme de leite e leite condensado light

link  Faça uma calda de frutas vermelhas com morango, framboesa, cereja e amora, para acompanhar os doces (ela tem metade das calorias do que um sorvete de leite com cobertura de chocolate)

link  Bandeja de frutas simples picadas

   
     

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Aqui vale a antiga recomendação: beba, mas sem exageros!

Opções:

link Drinks light utilizando água de coco e sucos de frutas 'magras', como limão e melancia

link  Sucos de legumes, como cenoura e couve

Opção alternativa:

link  Chá de hortelã acompanhado de lascas de chocolate meio amargo pode ser servido no fim da festa para diminuir o 'inchaço' das comidas

     
 

>> Atenção a estes itens!

link Maionese: é preciso ter cuidado para que não fique muito tempo fora da refrigeração. A maionese estraga com facilidade e pode ocasionar mal-estar

link Manteiga: prepare os alimentos com azeite de oliva em vez de usar manteiga

link Carnes com muito molho: troque por molhos mais saudáveis, para evitar o refluxo e a sensação de peso no estômago

linkAves: retirar a pele das aves é uma opção para evitar o consumo de gordura

link Massas: principais causadores da má digestão, as massas devem ser consumidas separadamente de outros carboidratos, como a batata

link Frituras: campeãs da gordura acumulada por centímetro. Evite!

linkDoces: esses pratos costumam ser muito calóricos e geralmente feitos com produtos gordurosos

linkAlimentos preparados com ovos: a gema de ovo é calórica e retarda a digestão. Tente escolher outras opções na hora de cozinhar

link Bebidas alcoólicas: consumir com moderação e, de preferência, sem misturar destilados com fermentados. O álcool tem 7 calorias por grama, por isso quanto maior o teor alcoólico, mais calorias serão consumidas. Além disso, fique atento com a desidratação causada pela bebida e não esqueça de beber muita água!

Tudo o que sabemos sobre:
Fim de anoceiacuidadosSaúdeVida

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.