EFE/EPA/JUSTIN LANE
EFE/EPA/JUSTIN LANE

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Primeira morte por coronavírus é registrada nos Estados Unidos

Vítima morava em Washington e é a primeira morte do continente americano; Governo Trump anunciou novas restrições de viagem ao Irã, Coréia do Sul e Itália

Redação, O Estado de S.Paulo

29 de fevereiro de 2020 | 16h10

Correções: 01/03/2020 | 12h12

WASHINGTON - O Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou que o país teve a primeira morte pelo novo coronavírus na tarde deste sábado, 29. A vítima, residente do Estado de Washington, é também a primeira fatalidade da doença registrada no continente americano. Ainda nesta tarde, a Casa Branca anunciou novas restrições de viagem ao Irã, Coréia do Sul e Itália. O governo Trump disse que a proibição de viagens existente ao Irã se estenderia a cidadãos estrangeiros que estavam no país nos últimos 14 dias. 

"É um dia triste em nosso Estado ao confirmarmos que um residente de Washington morreu pelo Covid-19. Nosso corações vão para sua família e amigos", disse o governador, Jay Inslee, em nota.

O vice-presidente Mike Pence disse que o risco para a maioria dos americanos permanece baixo. Pence e Trump se dirigiram a repórteres em uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Trump garantiu aos americanos que "nosso país está preparado para qualquer circunstância".

Ao todo, mais de 62 pessoas estão infectadas com o coronavírus nos EUA. A maioria dos casos são de ex-passageiros do cruzeiro Diamond Princess, afirmou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças.

Organização Mundial da Saúde

Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde neste sábado mostra que já há 85.403 casos confirmados da  doença no mundo. Na China, são 79.394, com 2.838 mortes. Fora da China, são 6.009 casos confirmados, com 86 mortes.

Mais cedo, o Equador também informou o registro do seu primeiro caso oficial de coronavírus. O vírus foi detectado em uma mulher que chegou ao país no último dia 14 da Espanha, “sem apresentar qualquer sintoma da doença”. 

Ainda neste sábado, a Itália informou que já conta com mais de 1.000 casos de coronavírus no país e 29 mortes pela doença - oito destas apenas nas últimas 24 horas. Na região norte, responsável por 90% das contaminações, as aulas estão oficialmente suspensas em escolas e universidades pela segunda semana consecutiva. / *COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Correções
01/03/2020 | 12h12

Diferentemente do divulgado anteriormente, os dados corretos da OMS deste sábado são de  já há 85.403 casos confirmados da  doença no mundo. Na China, são 79.394, com 2.838 mortes. Fora da China, são 6.009 casos confirmados, com 86 mortes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.